Ministro paraguaio visita Brasil para uma série de compromissos com sindicatos e indústrias brasileiras

img_2415
Uma palestra sobre internacionalização aberta ao público e imprensa está prevista dentre as atividades
O ministro da Indústria e Comércio do Paraguai, Gustavo Leite, vem ao Brasil no final deste mês de novembro (29/11 a 1º/12) para realizar uma série de compromissos que tem como objetivo estreitar relações entre o país vizinho e as indústrias brasileiras. Entre as atividades estarão reuniões e eventos com sindicatos e visitas a empresas interessadas na internacionalização. Uma palestra sobre “Internacionalização: Solução para as Indústrias do Brasil” acontece no dia 30 de novembro, às 8h, no Hotel Intercity em Caxias do Sul.
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) do Brasil tem tratado a internacionalização como uma solução para as indústrias brasileiras. Para alcançar ao patamar exigido pela competição global, tornar-se multinacional é uma excelente alternativa, pois fortalecem sua atuação dentro do Brasil a medida em que passam a trabalhar com padrões diferenciados de qualidade. Outro fator importante é que também tornam-se capaz de competir com empresas estrangeiras que atuam no país, além de poderem aumentar suas exportações a partir do Brasil, pois precisam abastecer sua subsidiária estrangeira.
O país vizinho se transformou em um parceiro estratégico, permitindo as empresas baratear os custos da produção em um momento de crise no nosso país, e alcançar objetivos maiores envolvendo a exportação, que não seriam possíveis sem a internacionalização.  O Paraguai tem sido considerado como a “nova China” por oferecer diversas vantagens para as empresas.   Além de baixos impostos, baixos custos com água, mão de obra, matéria-prima  e a energia elétrica – que chega a ser 70% mais barata que no Brasil – o custo do empregado sobre a folha de pagamento é de 35%, enquanto no Brasil é de 110%. Além de todos estes atrativos, as empresas estrangeiras pagam apenas 1% sobre o valor agregado ao produto no Paraguai, se fizerem parte do Regime de Maquila, um programa criado em 2013 para atrair investimentos externos.
Há oportunidades para empresas brasileiras de qualquer setor e porte. Empresários que queiram participar destas atividades conjuntas com o ministro Gustavo Leite ou que se interessem por mais informações sobre a parceria com o Paraguai, devem entrar em contato com Ricardo Lima através do  e-mail ricardo@aefadvogados.com ou telefone 51 99380 0294.